top of page

Manutenção da Vermelho - Coloridos / Urca

Após decisão do conselho técnico do Centro Excursionista Rio de Janeiro (CERJ), foi realizada a manutenção de algumas proteções da via "Vermelho", nos Coloridos.

Breno trocando uma das proteções da Vermelho

Data

21/01/2018


Participantes

Pedro Bugim, Luiz Puppin, Jana Menezes, Marcelo Matos e Breno Scofano


Histórico

Após o alerta feito pelos escaladores Jana Menezes e Arthur Costa, com relação a alguns grampos em estado duvidoso no Paredão Vermelho, a diretoria técnica do CERJ (clube detentor da conquista) decidiu fazer uma manutenção na parte considerada crítica. Aproveitou-se o momento do curso de guias do clube para que dois de seus integrantes (Marcelo e Breno) fossem devidamente orientados e treinados em manutenções de vias de escalada. A escolha foi por manter o tipo de proteção utilizada, no caso, grampos de ½ polegada, de aço carbono.


Apesar do forte calor que fazia, algumas nuvens colaboraram para que a atividade fosse realizada com relativa tranquilidade. Os trabalhos foram iniciados às 8h da manhã, quando subimos em duas cordadas (Breno – Marcelo e Pedro – Jana – Puppin), focando na metade superior da via, onde se encontravam os grampos em estado duvidoso.

Foram retirados ao todo 8 grampos que, embora estivessem com aparente corrosão na base, apresentaram grande dificuldade para serem quebrados. O único grampo que não ofereceu muita resistência foi o grampo posicionado acima do crux da via. Grampo este que ainda fazia parte da antepenúltima manutenção. Todos os demais 7 grampos fixados na última manutenção, datada de 20/11/2012, ainda estavam em condições razoáveis e certamente teriam durado mais algum tempo.


Houve uma pequena alteração na via com a retirada de uma parada dupla localizada imediatamente abaixo do crux, por não se tratar de uma parada dupla original do traçado. Assim, a via volta à sua configuração com quatro paradas duplas apenas.

Dos 7 grampos batidos, 3 foram na mão (com punho) e os outros 4, com auxílio de furadeira elétrica.


Grampos retirados da via, durante a manutenção

Todo o serviço foi finalizado às 11:30h da manhã, sem maiores problemas.


Grampos trocados

1 – Grampo imediatamente antes da segunda parada dupla (platô abaixo da ilha de vegetação, antes do crux)

2 – Um dos grampos da segunda parada dupla

3 a 7- Todos os 5 grampos que intermediam a enfiada do crux.


Parte da turma, durante a manutenção

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page