Novas vias na Falésia do Roncador - Recreio dos Bandeirantes / RJ

Em um único dia, este novo setor de escaladas em móvel ganhou nada mais, nada menos que 9 novas linhas, totalizando agora, 13 vias!

Pedro Bugim na conquista da "Despacho Devolvido" (VI)

Bastou apenas uma semana para que retornássemos à recém aberta Falésia do Roncador, no final do Recreio dos Bandeirantes. E desta vez, o comparecimento foi em peso, com a presença de sócios dos clubes CERJ, CEB e CEC, em uma "invasão" com cerca de 20 pessoas.

Galera escalando nas vias do setor Nordeste da Falésia do Roncador

Até então, o local contava com quatro vias na parede localizada na face nordeste do setor, conquistadas no dia 27/01/2019. Entretanto, este número estava por mudar... e muito!


Já na parte da manhã daquele dia 02/02, alguns escaladores se aventuraram pelas vias existentes. Um pouco mais tarde, chegaram alguns escaladores do Clube Excursionista Carioca, se aventurando pelas linhas em top-rope e guiando e móvel. Às 15h, foi a vez de chegarem os demais montanhistas (eu incluso), para que a invasão tomasse corpo.

André Ilha na conquista da "Diversão Garantida" (V), Falésia do Roncador, setor Nordeste

De cara, conquistei junto com a Laura, duas bonitas vias, de graduações bem distintas: o "Cantinho da Alegria" (IIIsup), sendo a via mais fácil do setor, e o "Ronco da Sereia" (VIIa), representando atualmente a via de maior graduação do local. Na sequência, foi a vez de me juntar ao André Ilha, para conquistarmos a "Diversão Garantida" (V), nome este que define perfeitamente esta falésia!


Todas as três vias situadas na mesma parede nordeste, que aparentemente, já foi exaurida.


Foi então que voltamos nossa atenção à face sudoeste do setor, onde uma parede bem vertical, com algumas partes levemente negativas e de fendas menores se apresentava com o uma boa opção para novas vias.

Julio Mello na conquista da "Velha Oferenda" (IV), primeira via na face Sudoeste da Falésia do Roncador

Inicialmente, Julio Mello conquistou a belíssima "Velha Oferenda" (IV), uma via com proteções em peças pequenas, porém bastante sólidas, com lances positivos e parada dupla no topo. Confesso que esta via, provavelmente, é uma das mais bacanas para se repetir!

Velho, na conquista da "Achado não é Roubado" (Vsup), na face sudoeste da Falésia do Roncador

Na sequência, conquistei a "Despacho Devolvido" (VI), imediatamente à esquerda. outra opção incrível por lá, com lances delicados, levemente negativa, com proteção em peças pequenas e não tão fáceis de serem posicionadas.


Logo após, foi a vez do Fernando "Velho" Fajardo abrir a "Achado Não é Roubado" (V), uma via muito interessante que passa por um pequeno teto no meio da parede. E para fechar este setor, Julio conquistou a "Dupla Oferenda" (Vsup), na extrema esquerda da parede, fechando a face sudoeste com 4 novas linhas, todas incríveis!

Social após as conquistas na Falésia do Roncador

Neste mesmo dia, Alberto Melo, Thomas Lemck e Kyra Merz conquistaram duas pequenas vias na face sul, virada para o mar, sendo elas: "Pequena Chaminé dos Mini Caracóis" (III) e o "Pequeno Teto dos Caracóis" (IVsup), ambas totalmente em móvel, inclusive a parada de topo, sendo protegidas por friends diversos.


Com isso, este setor ainda tão recente, torna-se um perfeito parque de diversões para os amantes da escalada em móvel, ou para quem gosta simplesmente de treinar em top-rope. Principalmente, pela facilidade de acesso, belíssima vista e advento da sombra pela manhã ou após as 17h no setor sudoeste, ou sombra após as 15h no setor nordeste!



0 visualização

© 2018 por PEDRO BUGIM

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round